Heitor Costa

Licenciado em Medicina, com formação pós-graduada em Farmacoepidemiologia e MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade.

Na área dos medicamentos e produtos de saúde, desempenhou no INFARMED, sucessivamente, funções técnicas no Centro Nacional de Farmacovigilância, Secretário Executivo da Comissão de Avaliação de Medicamentos, Coordenador da Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde, Director de Avaliação de Produtos de Saúde, Presidente da Comissão de Avaliação de Dispositivos Médicos de Diagnóstico in vitro e Director de Medicamentos e Produtos de Saúde, com coordenação dos departamentos de Assuntos Comunitários, de Medicamentos de Uso Humano, de Medicamentos Veterinários e de Dispositivos Médicos.
Integrou diversos comités e grupos de trabalho da Comissão e do Conselho da União Europeia, bem como da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), sobre medicamentos humanos e veterinários, dispositivos médicos, cosméticos e produtos homeopáticos. Foi Presidente do Grupo de Coordenação da vigilância do mercado de dispositivos médicos das Autoridades Competentes em Dispositivos Médicos (Comissão Europeia) e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Implantes Mamários (INFARMED/Direcção-Geral da Saúde/Instituto do Consumidor/Ordem dos Médicos).

Em 2004/2005 foi Assessor da Secretária de Estado da Saúde, tendo, entre outras, funções de acompanhamento da política do medicamento e da actividade do INFARMED e coordenado o Grupo de Trabalho para regulamentar a dispensa por parte das farmácias de oficina de alguns medicamentos dispensados exclusivamente na farmácia hospitalar.

Desde Novembro de 2011 é Director Executivo da APIFARMA. Entre Junho de 2012 e Junho de 2013 foi membro do “Economic and Social Policy Committee” da EFPIA, entre Junho de 2013 e Junho de 2015 do “Executive Committee” da EFPIA e desde Junho de 2015 é membro do “European Markets Committee” da EFPIA. É membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED como representante da APIFARMA.

Apresentação